-
“Buraco Para O Inferno”: Por Que A China Está Cavando Um Poço De 11 Mil Metros?
-
Poço com mais de 11.000 metros alcançará a crosta terrestre para estudar estruturas internas enquanto a China busca explorar novas fronteiras
- Por Anderson Santos
- 09/06/2023 17h28 - Atualizado há 1 ano
Um enorme poço começou a ser perfurado nesta terça-feira em um deserto na bacia de Tarim, região noroeste da China de Xinjiang.
Com uma profundidade planejada de 11.100 metros, o objetivo é alcançar o sistema cretáceo na crosta terrestre, permitindo o estudo da estrutura interna e evolução da Terra.
O projeto, liderado pela China National Petroleum Corporation, principal produtora de petróleo e gás do país, espera ser concluído em 457 dias.
“Referindo-se às 13 dificuldades de engenharia na perfuração, como alta temperatura, alta pressão, espessura da camada de cascalho, espessura da camada de sal e danos no revestimento, coeficiente de pressão de água salgada e alto teor de enxofre, a Bacia de Tarim ocupa a primeira posição no mundo em termos dessas sete dificuldades de classe mundial”, afirma Sun Jinsheng, engenheiro de perfuração chinês.
A iniciativa é considerada um marco na exploração da Terra profunda na China e proporcionará dados valiosos para pesquisas em geociências.
Projeto de perfuração de um poço de mais de 11 mil metros de profundidade para a exploração científica na Região Autônoma Uigur de Xinjiang — imagem: reprodução
No entanto, a construção do poço apresenta desafios significativos devido às condições extremas do ambiente subterrâneo, incluindo altas temperaturas e pressão atmosférica.
Além disso, a bacia do Tarim é conhecida por seu solo hostil, sendo o deserto mais quente e seco da China.
Este projeto faz parte dos esforços da China em explorar novas fronteiras tanto no espaço quanto abaixo da superfície da Terra.
O presidente chinês, Xi Jinping, instou os principais cientistas do país a buscar novos avanços em áreas como a exploração profunda da Terra.
É importante mencionar que o poço mais profundo já feito pelo homem é o Kola Superdeep Borehole, localizado no noroeste da Rússia, com uma profundidade de 12.262 metros.
Tecnologia De Ponta E Potencial Para Petróleo
No processo de perfuração do poço na Bacia do Tarim, está sendo utilizada a primeira plataforma de perfuração AC VFD de 12 mil, projetada pela PetroChina -maior empresa de petróleo e gás da China- especificamente para poços extraprofundos.
Essa tecnologia representa um avanço significativo no setor e foi desenvolvida de forma independente.
Um engenheiro inspeciona a operação da máquina de perfuração — Imagem: reprodução
Para Wang Chunsheng, especialista técnico envolvido na operação, essa iniciativa é uma tentativa ousada de exploração que busca expandir os limites do conhecimento científico.
Apesar dos desafios enfrentados no processo de perfuração, a Bacia do Tarim apresenta amplas perspectivas para a exploração adicional de petróleo e gás.
Existem ricos recursos geológicos de petróleo escondidos a uma profundidade superior a 8 mil metros, estimados em cerca de 9 bilhões de toneladas, o que corresponde a mais da metade de todo o recurso ultraprofundo do país.